Formação Continuada de Professores de Química




Formação Continuada de Professores de Química

  LIMA,Maria Emília Caixeta de Castro.Química nova na escola.Formação Continuada de Professores,nº4,novembro de 1996.
Maria Emília Caixeta de Castro Lima é licenciada em química e mestre em educação pela UFMG.Professora assistente de prática de ensino de química na UFMG e assessora deda Fundação de Ensino de Contagem MG.


        A autora traz um relato de uma experiência de educação continuada desenvolvido junto aos professores e professoras de química do ensino médio,com a intenção de problematizar a validade e o alcance dessa modalidade de formação na construção de uma nova prática pedagógica para o ensino de química.

       O texto mostra a seguinte citação,sobre a experiência:”O pressuposto básico do modelo de formação continuada é a idéia de que o professor não é objeto de planejamento do trabalho,mas agente ativo desse processo.Nesta perspectiva busca-se resgatar no professor,o papel de sujeito do processo do conhecimento.”

       O texto é de uma linguagem acessível,dirigido aos professores em sua formação continuada do ensino de química.

       O aprender contínuo é essencial em nossa formação.A formação é um ciclo que abrange as experiências do docente como aluno (educação de base),como aluno mestre (graduação),como estagiário (práticas de supervisão),como iniciante (nos primeiros anos de profissão),e como titular (formação continuada).Tudo isso só é possível se os formadores forem objetos de um esforço e reflexão permanente.

       Sabemos que a formação depende do trabalho de cada um:da participação ativa desse processo pedagógico.

       É na escola,em torno dos problemas pedagógicos ou educativos,que se desenvolve a verdadeira formação.

Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico.

A formação de um professor de química,não termina com um diploma na mão,nem dois,nem três.Não se pode deixar de ler,pesquisar,frequentar seminários,fazer cursos,enfim estudar continuamente.

Foi mostrada no texto, a participação dos professores nos projetos pedagógicos da escola,nas pesquisas,na avaliação conjunta e de formação continuada,permitem a partilha de tarefas e responsabilidades.

       A autora é professora de formação continuada,que nos ensina através desse texto a postura de questionamento e de problematizaçao da própria prática pedagógica.

       Mudar o ensino de química escolar,implica em mudar a formação ,as concepções e as práticas dos professores que nele atuam.O texto nos reflete,como professores de química,devem fazer para mudar à sua prática,com relação às transformações na educação em química.

Eliane Maria Moreira Gonçalves Matias







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