Metodologia Científica


 Metodologia Científica
O conhecimento é algo que não se encontra acabado.Não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
       Assim podemos citar a pesquisa como uma forma da busca pelo conhecimento, em resposta para alguma coisa.Em se tratando de pesquisa científica, são as produções relacionadas ao objeto de estudo, é a solução a um problema que alguém queira saber a resposta.É portanto o caminho para se chegar à ciência.
       Os diferentes tipos de instrumentos de pesquisas, Para se chegar a uma resposta mais precisa, dependem do pesquisador.Por isso, é de fundamental importância se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental a ser utilizada.
Partindo desse pressuposto, define-se a finalidade da pesquisa como: pura e aplicada, no primeiro caso ela é considerada básica e no segundo prática.
Quanto aos objetivos: exploratória, descritiva e explicativa.A descritiva busca informações, sem interferir nos resultados. A explicativa procura identificar e buscar suas causas.A exploratória busca constatar algo num organismo ou num fenômeno.
Em relação aos procedimentos podem ser : bibliográfica, livros, artigo de periódicos, etc; documental é forma de coleta de dados de documentos, escritos etc; experimental envolve algum tipo de experimento.
Sobre a natureza ela pode ser: quantitativa utiliza–se técnica da estatística, já a qualitativa é descritiva.
Local de realização da pesquisa; campo local onde acontece o fato ou fenômeno, coleta de dados, formas de observação direta, levantamento.
Pesquisa de laboratório caracterizada por interferir artificialmente na produção do fato fenômeno ou processo, estabelece padrão desejável de observação, capta dados.

Assim , conhecendo os tipos de pesquisas, o pesquisador poderá, utilizar instrumentos como observação, questionário, entrevista, formulário, entre outros a fim de solucionar o seu problema.
A final toda pesquisa começa com a idéia, a pergunta, a experiência, os resultados e conclusões, as novas dúvidas.







0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home